top of page
Escola Brincante

O projeto "OBBA" recebeu no dia (07/10/2022) a visita dos alunos da Escola Capistrano de Abreu.

Atualizado: 20 de out. de 2022





Nesta sexta-feira dia 07 de outubro de 2022 o projeto de extensão OBBA recebeu a visita de 25 escolares com idades entre 09 e 12 anos das turmas de 4º e 5ª anos da E.E.E.F Capistrano de Abreu sob a responsabilidade da professora Pryscilla Firmino Andrade de Sousa.

O Projeto OBBA é uma atividade extensionista do Laboratório Escola Brincante, que se constitui num espaço e numa metodologia de ensino e de pesquisa para brincar, educar e amar. Este laboratório, baseado na Pedagogia da Corporeidade (Gomes-da-Silva, 2011; 2013; 2016; 2019), atribui um valor ontológico e epistemológico ao brincar, daí propor o jogo para todas as idades, diferentes públicos e distintas metas.

Ao reconhecer o jogo tradicional, especificamente o brinquedo artesanal, como aquele que tem presença nas mais diversas culturas e permanência em destacadas épocas, busca avaliar sua contribuição na constituição subjetiva do sujeito individual e do seu pertencimento social.

A Oficina de Brinquedos e Brincadeiras têm como princípio a construção do próprio brinquedo a partir de materiais reutilizáveis e de baixo custo. Construção, que é favorecer a noção de reversibilidade, envolvendo os processos de composição, montagem e fabricação. A finalidade é confrontar a noção linear e progressiva do tempo com a vivência das possibilidades de recomeçar e recriar o jogo, a circunstância e o próprio modo de se relacionar com o mundo.

A OBBA deste ano, 2022, oferecerá à visitação guiada ao MUSEU DO BRINQUEDO e a construção, experimentação e interpretação de um dos brinquedos do acervo do museu, a “ZARABATANA”, visando aproximação ao conhecimento da cultura indígena brasileira e latino-americana, das artes e grafias indígenas, das músicas e vídeos que tematizem a zarabatana, juntamente a um passo-a-passo de construção do brinquedo. Serão 08 Oficinas para escolares e 05 Oficinas para formação profissional.

17 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page