top of page

Trabalhos de Conclusão de Curso

layout para o site.jpg

PEDAGOGIA DA CORPOREIDADE E O BRINCAR NA MELHORIA DA SAÚDE MENTAL: UM ESTUDO COM CRIANÇAS PORTADORAS DE TDAH.

​

Discente: Rogério Mendonça de Mélo.

 

Orientador: Pierre Normando Gomes-da-Silva. 

​

RESUMO

Pedagogia da corporeidade é um método de ensino e de pesquisa que trata do movimento humano como linguagem e elege o jogo, na qualidade de enunciação do brincar, como o pivô do ensino-aprendizagem, treinamento esportivo e cuidado em saúde. O objetivo principal do estudo é analisar a relação da experiência do brincar com a manutenção da atenção sustentada para com as crianças portadoras de TDAH. A natureza do estudo é pesquisa participante, com aspectos qualitativos e quantitativos, e os sujeitos da pesquisa são crianças de 7 a 8 anos, atendidos pela Associação Centro Rural de Formação do Centro de Atendimento Especializado do município de Cruz do Espírito Santo, Paraíba. Foram utilizados como instrumentos de coleta de dados, o Programa didático da Pedagogia da Corporeidade, denominada Oficina de Brinquedos e Brincadeiras (OBBA), a observação participante com ênfase nos aspectos atencionais das crianças nas situações de jogo. E o instrumento de registro foi a filmagem das sessões. O método de análise dos resultados foi o desenho de análise semiótica do movimento, denominado método Escritural, da própria Pedagogia da Corporeidade. O procedimento de coleta ocorreu por meio de 8 sessões, de 40minutos, em que se realizou a OBBA para construção e realização de atividades com 4 brinquedos. A Pesquisa foi dividida em três etapas: apresentação do projeto à instituição e aos pais; intervenção com a realização das OBBA e devolução dos resultados aos pais e instituições. Obteve-se como resultado um envolvimento das crianças para com o brinquedo, sociabilidade na confecção e brincadeiras com os brinquedos, manutenção da atenção, bem como, irritabilidade das crianças e flutuação e dispersão da atenção. Concluiu-se que o construir e brincar com brinquedos contribui com a melhoria da atenção sustentada de crianças e pode ser utilizado como mais um recurso terapêutico no tratamento de crianças com TDAH.    

 

Palavras-chave: Educação Física. Pedagogia da corporeidade. Jogo. OBBA. TDAH.

​

Concluído em 2023.

FORMAÇÃO E ATUAÇÃO PROFISSIONAL COM CANOAGEM NO LITORAL DA PARAÍBA

​

Discente: Jânio Dos Santos Nascimento Júnior

 

Orientadora: Elizara Carolina Marin

​

RESUMO

No campo da educação física emprego da atividade física de aventura na natureza (AFAN) tem sido proposto como instrumento para a educação ambiental, potencializando reflexões para uma sociedade mais sustentável. Nesta área nota-se grande crescimento na pratica de canoagem como forma de lazer no litoral do estado da Paraíba. O presente estudo tem por objetivo investigar qual o perfil profissional dos instrutores que atuam diretamente com a modalidade de canoagem no litoral paraibano, contextualizando os locais e formas de ocorrência diante da necessidade emergente de se conservar os ambientes aquáticos. A amostra composta por instrutores que atuam com a atividade de canoagem como turismo de aventura no litoral paraibano. A pesquisa, de caráter qualitativo, do tipo descritiva será realizada por meio de entrevista e os dados analisados através de análise de conteúdo.

 

Palavras-chave: Formação profissional. Atividade física de aventura na natureza. Canoagem. Educação ambiental.

 

Em andamento

JOGOS E BRINCADEIRAS TRADICIONAIS, EXERGAMES E A RELAÇÃO COM A EDUCAÇÃO FÍSICA: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA

 

Discente: Ana Lídia Pereira da Silva Rodrigues

 

Orientadora: Elizara Carolina Marin

 

RESUMO

O ato de jogar pode ser considerado uma das ações mais antigas do homem, na qual permeia diferentes culturas. Os jogos e brincadeiras assumem papéis indispensáveis nas aulas de Educação Física, sendo conteúdos valiosos no desenvolvimento da criança e do adolescente. Diante dos avanços tecnológicos, os jogos e brincadeiras assumem formas para além do tradicional. Os videogames tradicionais e os exergames têm se inserido cada vez mais na realidade de diversas crianças e adolescentes, sendo um objeto de investigação e discussão na Educação Física. Em virtude desta crescente, este estudo objetivou a) Realizar uma revisão sistemática de artigos científicos publicados sobre jogos, brincadeiras, exergames e a Educação Física na língua inglesa; b) Destacar a importância de jogos e brincadeiras como conteúdo da educação física; e c) Reconhecer a concepção de jogos e exergames, tipologias dos jogos e exergames, metodologias e públicos atendidos. Como resultado deste estudo, foi possível compreender o que os pesquisadores têm produzido na língua inglesa sobre a jogos tradicionais, exergames e Educação Física, discutindo os benefícios do uso dos exergames como ferramenta educativa e tratando a importância dos jogos tradicionais na formação do indivíduo como conteúdo essencial da Educação Física.

 

Palavras-chaves: Educação Física escolar. Exergames. Jogos tradicionais. Brincadeiras. Revisão sistemática.

 

Concluído em 2021

O BRINQUEDO COMO FOCO NAS AÇÕES DE EXTENSÃO DA UFPB: RELAÇÕES COM A EDUCAÇÃO E A EDUCAÇÃO FÍSICA

 

Discente: Marcos Antônio Viana Junior

 

Orientadora: Elizara Carolina Marin

 

RESUMO

A UFPB contempla um corpo docente altamente qualificado que desenvolve ensino, pesquisa e extensão. Interessou neste estudo focar na extensão como processo educativo, cultural, científico e articulador entre a Universidade e a sociedade. E nela, as ações que se dedicam ao brinquedo. O objetivo deste estudo foi realizar análise documental das ações de extensão da UFPB com foco no brinquedo no ano de 2020, e as respectivas relações com a Educação e a Educação Física. Como instrumento de coleta de dados, foi utilizado a plataforma eletrônica SIGAA, site da Pró-reitoria de Extensão. Os resultados encontrados demostram que o brinquedo é entendido como um recurso na formação acadêmica e profissional da educação física, da educação dentre outras áreas, facilita o processo de ensino aprendizagem, tem relação com o educar para saúde e destaca-se como objeto de estudo e campo de observação, pesquisa e prática educativa, tendo o brinquedo como contribuinte na formação em educação física.

 

Palavras-chaves: Brinquedo. Extensão. Educação Física. Educação

​

Concluído em 2021

BRINQUEDO E EDUCAÇÃO FÍSICA: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA

 

Discente: Lucas José Albuquerque Guimarães

 

Orientadora: Elizara Carolina Marin

 

RESUMO

Esta pesquisa tem como foco a relação dos brinquedos para formação humana e para a Educação Física, entendendo-o como o instrumento do brincar, que possui uma característica social, cultural e que na criança, enquanto sujeito, a brincadeira acontece. Por meio de Revisão Sistemática busca compreender o que a literatura traz sobre a relação do brinquedo com a Educação Física. Para isso, foi realizado um levantamento e análise dos artigos científicos das principais revistas de Educação Física, bibliotecas virtuais LILACS, SciELO e do Google Acadêmico, publicados nos últimos seis anos (2015-2020), corroborando com a temática a ser estudada. Ao final deste estudo, foi possível compreender o panorama da produção do conhecimento realizada por pesquisadores brasileiros sobre as relações entre o brinquedo e Educação Física, identificando o brinquedo, como instrumento educacional e de valorização cultural, incentivando a promoção de projetos institucionais, no campo da Educação Física, que favoreçam o desenvolvimento da autonomia da criança, colocando-a como sujeito da ação.

 

Palavras-chaves: Brinquedo. Educação Física. Revisão Sistemática.

​

Concluído em  2021

JOGO E A INCLUSÃO DE PESSOAS COM DEFICIÊNCIA NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA

 

Discente: Priscilla Mota Damasceno

​

Orientadora: Elizara Carolina Marin

​

RESUMO

O Jogo é considerado conteúdo obrigatório a ser tematizado na Educação Física Escolar, cujas especificidades representam grande potencial para o desenvolvimento dos escolares, bem como para promover a inclusão de Pessoas com Deficiência. O objetivo do presente estudo foi realizar uma revisão sistemática em periódicos científicos sobre o jogo, brinquedo e brincadeiras nas aulas de Educação Física escolar e sua relação pedagógica com o processo de inclusão de pessoas com deficiência nas aulas. É caracterizada como uma pesquisa de revisão sistemática, cujos dados foram extraídos de artigos publicados em periódicos científicos de língua portuguesa que atenderam aos objetivos desta revisão. Foram utilizados como descritores: Brinquedo, Jogos, Brincadeiras, Game, Exergames, Deficiência, Inclusão e Educação Física Escolar. Constatou-se que ainda é escassa a produção científica na área. Não obstante, as pesquisas em análise são unanimes em apontar que as relações pedagógicas entre o Jogo e a inclusão de Pessoas com Deficiência nas aulas de Educação Física Escolar são positivas, benéficas, eficazes e promissoras. Percebe-se que são muitas as contribuições que os Jogos podem proporcionar as PCDs, colaborando assim para o desenvolvimento específico da Educação Física Adaptada, tais como: empoderamento, independência pessoal, melhoria na autoestima, autoconfiança psicológica, social e física, socialização e inclusão, aumento do repertório motor, ampliação dos conhecimentos acerca da cultura corporal, além de ampliar o conhecimento de si mesmo e do mundo.

 

Palavras-chave: Jogo. Educação Física Escolar. Deficiência. Inclusão.

​

Concluído em  2021

bottom of page