top of page
IMG-20200912-WA0026_edited.png

Mestrados em curso

José Everaldo dos Santos-Neto

 

Início: 2023

Previsão de término: 2025

Estado atual de pesquisa: Análise dos dados

Currículo lattes:  http://lattes.cnpq.br/1127923604208845

FUTEBOL BRINCANTE: Efeitos Semióticos do “Brincar” no Desenvolvimento do Conhecimento Tático Processual nas Situações de Movimento Ofensivas

Resumo

Nos dispomos neste projeto a contribuir com as pedagogias inovadoras que têm confrontado os modelos tradicionais do ensino-aprendizagem-treinamento dos esportes ao longo dos anos, em especial para o Futebol. Dentre os modelos de ensino contemporâneos, destacamos o Teaching Games for Understanding, Pedagogia não-linear, Sports for Education, e o Método Situacional, onde os estudos recentes os apontam como os principais métodos de intervenção para o ensino do esporte, deixando para trás o método tradicional analítico. Sendo assim, nossa proposta é lançar um olhar semiótico para o futebol, numa perspectiva ecológica e ontológica, tendo como pedra fundamental a Pedagogia da Corporeidade. Essa abordagem tem o jogo como o pivô da aprendizagem, propõe a experiência do brincar, visando contribuir para formação de jogadores e jogadores “brincantes”, ou seja, aqueles capazes de brincar, criar e amar, capazes de realizar leituras dentro da partida, sendo parte do jogo, possibilitando o agir na circunstância, a partir do sentir, reagir e refletir. Destarte, entendemos que as decisões que tomamos tem relação com as informações do ambiente que nos provoca, ela não é neutra, ela vem com intenção. Nesse sentido, apoiados nessas ideias, nos perguntamos, como estruturar sessões de treinamento que favorecem o desenvolvimento do conhecimento tático processual nas movimentações ofensivas do futebol a partir do “brincar”? quais os efeitos semióticos produzidos? Temos como objetivo geral estruturar sessões de treinamento de futebol a partir de situações de movimento (jogo semiotizado) que favoreçam o desenvolvimento do conhecimento tático processual nas fases ofensivas do futebol, analisando os efeitos semióticos produzidos. Temos como objetivos específicos, estruturar sessões de treinamentos tendo como epicentro a Aula Laboratório da Pedagogia da Corporeidade – ALPC, trabalhando seus eixos intensivos de volume, temperatura e pressão; mapear quais são as ações comunicativas nas fases ofensivas em um jogo de futebol; analisar os efeitos semióticos (emocionais, energéticos e lógicos), nas sessões de treinamento e em partidas disputadas pela equipe composta pelos sujeitos da pesquisa, a partir analítica pragmática da Pedagogia da Corporeidade, especificamente nas situações de movimento ofensivas. Os sujeitos da pesquisa serão escolares, escolhidas por método não-probabilístico, do sexo masculino, na faixa etária entre 12 e 14 anos, que já participam de escolinhas de futebol fora do ambiente escolar. A pesquisa é de caráter descritivo, com abordagem quantitativa-qualitativa dos dados. Para coleta de dados, utilizaremos como técnica a observação direta, participante, o diário de campo, roteiro de observação e filmagens. Para avaliar a tomada de decisão dos jogadores utilizaremos o FUT-SAT e para análise dos efeitos semióticos será utilizado o método analítico pragmático da Pedagogia da Corporeidade.

​

Palavras-chave: Pedagogia da Corporeidade. Futebol. Esporte.

João Eledilson de Souza Ferreira

 

Início: Abril de 2024

Previsão de término: Março de 2026

Estado atual de pesquisa: Análise dos dados

Currículo lattes:  http://lattes.cnpq.br/9591188159605663

Efeitos Educativo - Terapêuticos produzidos pelos jogos de construção em alunos da rede municipal de João Pessoa/PB diagnosticados com TDAH.

Resumo

A escola é um local de grande importância para o debate de vários conteúdos, relacionados ao meio ambiente, trabalho e consumo, questões éticas, a pluralidade cultural bem como, as questões relacionadas à saúde. Tendo em vista que o Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) em crianças e adolescentes é um problema educacional que prejudica a aprendizagem e a formação de quem sofre com esse transtorno, este estudo busca mostrar que a inserção dos jogos de construção nas aulas de educação física escolar utilizando A Oficina de brinquedos e brincadeiras (OBBA) um programa didático que pertence ao gênero de jogos de construção da Pedagogia da Corporeidade (PC), reconhecido como um agente educativo-terapêutico em diferentes ambientes. O programa OBBA caracteriza-se por uma intervenção constituinte do gênero de jogos de construção, este tipo de jogo se baseia na construção de brinquedos e do brincar pode contribuir e ajudar no processo ensino-aprendizagem de crianças e adolescentes diagnosticados com TDAH. O presente estudo será desenvolvido em uma escola da rede municipal de João Pessoa/PB. Trata-se de uma pesquisa quantitativo-qualitativa. O desenvolvimento da pesquisa ocorrerá através da Aula Laboratório em Pedagogia da Corporeidade (ALPC).

​

Palavras-chave: Educação Física. Pedagogia da Corporeidade. Jogos de Construção, Oficina de Brinquedos e Brincadeiras.

UFPB_Brasão.png
CCS - Sem background.png
DEF - Sem background 2.png
Logo_do_laboratório_Escola_Brincante-removebg-preview.png
Logo Final.png
WhatsApp Image 2021-07-28 at 14.59_edited.png
Logo Gpelf.png
bottom of page