top of page
IMG-20200912-WA0026_edited.png

Mestrados em curso

Pryscilla Firmino Andrade de Sousa

​

Início: Abril de 2022

Previsão de término: Abril de 2024

Estado atual de pesquisa: Intervenção

Currículo lattes:  http://lattes.cnpq.br/8286116087791206

Jogos rítmicos no ensino fundamental I: percepção auditiva e musicalização corporal nas aulas de educação física

Resumo

A hipótese é que os jogos rítmicos, pertencentes aos gêneros de jogos da pedagogia da corporeidade, podem ampliar a musicalização corporal de crianças. Para tanto, buscaremos evidenciar a contribuição do gênero de jogos rítmicos, tipo tocados, percussão corporal, nas aulas de educação física para alunos de uma escola pública estadual da cidade de João Pessoa, com cerca de 130 alunos, matriculados no Ensino Fundamental I. Trata-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa, de natureza descritiva, do tipo pesquisa participante. Serão realizadas 12 (doze) aulas temáticas para cada uma das 5 turmas, anos 1º, 2º, 3º, 4º e 5º, totalizando 60 (sessenta) aulas de 50 minutos. As aulas serão aplicadas de acordo com a estruturação da Aula-Laboratório da Pedagogia da Corporeidade (ALPC), que organiza as situações de movimento em três categorias: sentir, reagir e refletir, buscando alcançar três efeitos cognitivos: encantar, singularizar e generalizar. A técnica de análise dos dados, será por um método semiótico comparando os efeitos de sentido entre as turmas.

​

Palavras-chave: Educação Física. Pedagogia da Corporeidade. Jogos Rítmicos. Musicalização.

Maria Eduarda Bezerra Lacerda-Swendsen

​

Início: Abril de 2023

Previsão de término: Abril de 2025

Estado atual de pesquisa: Revisão de literatura

Currículo lattes:   http://lattes.cnpq.br/2283998989401282

Jogos de oposição no ensino fundamental II: trato do conhecimento pela Pedagogia da Corporeidade

Resumo

Este estudo versa sobre o ensino dos jogos de confrontação do tipo lutas na educação física escolar sob a perspectiva da Pedagogia da Corporeidade (PC). No que se refere à abordagem desse conteúdo na escola, profusos estudos evidenciam os benefícios afetivos, cognitivos, sociais e motores resultantes da inclusão nas aulas de educação física. Apesar da relevância acadêmica, de se configurar como unidade temática proposta pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN’s), as lutas apresentam um modo de abordagem mais restrito ou ausente nas escolas. Tal fato pode ser justificado pela suposta violência intrínseca erroneamente atribuída e falta de preparo docente. Acredita-se que através da vivência com jogos de oposição, novas configurações não violentas e integradoras podem ser produzidas.

​

Palavras-chave: Educação Física. Pedagogia da corporeidade; Jogos de Oposição.

Edson Swendsen Ferreira da Rocha

​

Início: Abril de 2023

Previsão de término: Abril de 2025

Estado atual de pesquisa: Revisão de literatura

Currículo lattes:  http://lattes.cnpq.br/6896483555671702

Jogos expedicionários no ensino médio: efeitos em adolescentes com sintomas do transtorno de ansiedade 

Resumo

A ansiedade entre adolescentes é um problema que prejudica tanto a aprendizagem quanto a formação pessoal dos jovens que sofrem com esse transtorno. Acreditando na contribuição dos jogos através das aulas de educação física para o desenvolvimento integral dos alunos, este estudo elege a utilização dos jogos de expedição como uma alternativa de cuidado e enfrentamento aos sintomas do transtorno de ansiedade em âmbito escolar. O objetivo é analisar os efeitos dos jogos de expedição em adolescentes com sintomas do transtorno de ansiedade. Trata-se de um estudo transversal de natureza quantitativa e qualitativa, caracterizando-se ainda como uma pesquisa-ação. Os sujeitos serão estudantes da rede pública de ensino de João Pessoa-PB, matriculados no ensino médio que apresentem sintomas ou já tenham sido diagnosticados com Transtorno de Ansiedade.  Para caracterização do perfil sociodemográfico dos adolescentes será utilizado um questionário semiestruturado construído pelos pesquisadores. Para a avaliação e triagem dos sintomas de ansiedade utilizaremos como instrumento o Screen for Child Anxiety Related Emotional Disorders (SCARED). Além disso, será utilizado um roteiro de observação com base no método semiótico da Analítica Existencial do Movimento pela Pedagogia da Corporeidade. O método para a aplicação dos jogos de expedição será o da Aula Passeio da Pedagogia da Corporeidade (APPC).

​

Palavras-chave: Educação Física. Pedagogia da Corporeidade. Jogos Expedicionários. Ansiedade. Adolescentes.

José Everaldo dos Santos-Neto

 

Início: Agosto de 2023

Previsão de término: Julho de 2025

Estado atual de pesquisa: Revisão de literatura

Currículo lattes:  http://lattes.cnpq.br/1127923604208845

FUTEBOL BRINCANTE: Efeitos Semióticos do “Brincar” no Desenvolvimento do Conhecimento Tático Processual nas Situações de Movimento Ofensivas

Resumo

Nos dispomos neste projeto a contribuir com as pedagogias inovadoras que têm confrontado os modelos tradicionais do ensino-aprendizagem-treinamento dos esportes ao longo dos anos, em especial para o Futebol. Dentre os modelos de ensino contemporâneos, destacamos o Teaching Games for Understanding, Pedagogia não-linear, Sports for Education, e o Método Situacional, onde os estudos recentes os apontam como os principais métodos de intervenção para o ensino do esporte, deixando para trás o método tradicional analítico. Sendo assim, nossa proposta é lançar um olhar semiótico para o futebol, numa perspectiva ecológica e ontológica, tendo como pedra fundamental a Pedagogia da Corporeidade. Essa abordagem tem o jogo como o pivô da aprendizagem, propõe a experiência do brincar, visando contribuir para formação de jogadores e jogadores “brincantes”, ou seja, aqueles capazes de brincar, criar e amar, capazes de realizar leituras dentro da partida, sendo parte do jogo, possibilitando o agir na circunstância, a partir do sentir, reagir e refletir. Destarte, entendemos que as decisões que tomamos tem relação com as informações do ambiente que nos provoca, ela não é neutra, ela vem com intenção. Nesse sentido, apoiados nessas ideias, nos perguntamos, como estruturar sessões de treinamento que favorecem o desenvolvimento do conhecimento tático processual nas movimentações ofensivas do futebol a partir do “brincar”? quais os efeitos semióticos produzidos? Temos como objetivo geral estruturar sessões de treinamento de futebol a partir de situações de movimento (jogo semiotizado) que favoreçam o desenvolvimento do conhecimento tático processual nas fases ofensivas do futebol, analisando os efeitos semióticos produzidos. Temos como objetivos específicos, estruturar sessões de treinamentos tendo como epicentro a Aula Laboratório da Pedagogia da Corporeidade – ALPC, trabalhando seus eixos intensivos de volume, temperatura e pressão; mapear quais são as ações comunicativas nas fases ofensivas em um jogo de futebol; analisar os efeitos semióticos (emocionais, energéticos e lógicos), nas sessões de treinamento e em partidas disputadas pela equipe composta pelos sujeitos da pesquisa, a partir analítica pragmática da Pedagogia da Corporeidade, especificamente nas situações de movimento ofensivas. Os sujeitos da pesquisa serão escolares, escolhidas por método não-probabilístico, do sexo masculino, na faixa etária entre 12 e 14 anos, que já participam de escolinhas de futebol fora do ambiente escolar. A pesquisa é de caráter descritivo, com abordagem quantitativa-qualitativa dos dados. Para coleta de dados, utilizaremos como técnica a observação direta, participante, o diário de campo, roteiro de observação e filmagens. Para avaliar a tomada de decisão dos jogadores utilizaremos o FUT-SAT e para análise dos efeitos semióticos será utilizado o método analítico pragmático da Pedagogia da Corporeidade.

​

Palavras-chave: Pedagogia da Corporeidade. Futebol. Esporte.

João Eledilson de Souza Ferreira

 

Início: Abril de 2024

Previsão de término: Março de 2026

Estado atual de pesquisa: Revisão de literatura

Currículo lattes:  http://lattes.cnpq.br/9591188159605663

Efeitos Educativo - Terapêuticos produzidos pelos jogos de construção em alunos da rede municipal de João Pessoa/PB diagnosticados com TDAH.

Resumo

A escola é um local de grande importância para o debate de vários conteúdos, relacionados ao meio ambiente, trabalho e consumo, questões éticas, a pluralidade cultural bem como, as questões relacionadas à saúde. Tendo em vista que o Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) em crianças e adolescentes é um problema educacional que prejudica a aprendizagem e a formação de quem sofre com esse transtorno, este estudo busca mostrar que a inserção dos jogos de construção nas aulas de educação física escolar utilizando A Oficina de brinquedos e brincadeiras (OBBA) um programa didático que pertence ao gênero de jogos de construção da Pedagogia da Corporeidade (PC), reconhecido como um agente educativo-terapêutico em diferentes ambientes. O programa OBBA caracteriza-se por uma intervenção constituinte do gênero de jogos de construção, este tipo de jogo se baseia na construção de brinquedos e do brincar pode contribuir e ajudar no processo ensino-aprendizagem de crianças e adolescentes diagnosticados com TDAH. O presente estudo será desenvolvido em uma escola da rede municipal de João Pessoa/PB. Trata-se de uma pesquisa quantitativo-qualitativa. O desenvolvimento da pesquisa ocorrerá através da Aula Laboratório em Pedagogia da Corporeidade (ALPC).

​

Palavras-chave: Educação Física. Pedagogia da Corporeidade. Jogos de Construção, Oficina de Brinquedos e Brincadeiras.

bottom of page