top of page
IMG-20200602-WA0009_edited.png

Doutorados
em curso

Nilmara Serafim Chagas

Início: Abril de 2024

Previsão de término: Março de 2028

Estado atual de pesquisa: Em andamento

Currículo lattes: https://lattes.cnpq.br/9136440350970047

Brincantes dos grupos culturais do nordeste:

um estudo da banda cabaçal

Resumo

Introdução: O nordeste Brasileiro é considerado palco de inúmeras manifestações culturais, religiosas, política ou econômica. A Banda Cabaçal é um grupo cultural folclórico, com brincantes descendentes da tribo dos índios Cariri, com composições próprias e instrumentos artesanais. Suas apresentações são manifestações de resistência dos costumes, memória, identidade, ancestralidade e tradições de seus familiares remanescentes que envolvem encenações, música, dança, performance e dramatização. Por isso, tratado como manifestação cultural folclórico que contribui para a identidade local de preservação para as gerações futuras. A questão central desta tese é: será que a ancestralidade na resistência dos brincantes dos grupos culturais está associada a sua formação? Objetivo: analisar a ancestralidade na resistência dos brincantes da Banda Cabaçal do Nordeste. Método: pesquisa direta, qualitativa, descritiva, transversal, de campo e método hipotético dedutivo. A amostra será não probabilística e acidental, composta por integrantes da Banda Cabaçal. Serão incluídos na pesquisa os brincantes do grupo folclórico e excluídos os integrantes de outros grupos não são da Banda Cabaçal. Para coleta dos dados será realizado uma entrevista individual e em grupo por meio de um grupo focal, no local onde a manifestação cultural ancestral acontece. Após a aprovação do comitê de ética será aplicada o instrumento e o método de análise será a Análise de Discurso. Espera-se com os resultados, que seja possível abranger um debate sobre a banda cabaçal e a sua resistência na continuação da formação do grupo ancestral, que mesmo imerso na realidade urbana as manifestações da banda ainda fomentam relações com práticas rurais e religiosas. Como também, não permitir que essa riqueza do patrimônio cultural se perca ao longo do tempo e caia no esquecimento. Como aporte teórico será necessário tratarmos de conceitos como o de patrimônio cultural, ancestralidade, tradição e identidade.​

​

Palavras-chave: Cultura; Patrimônio; Brincante; Herança.

Betania do Carmo Rodrigues Gomes

Início: Abril de 2024

Previsão de término: Março de 2028

Estado atual de pesquisa: Em andamento

Currículo lattes: http://lattes.cnpq.br/1545525746470832

Ciclismo e Lazer na Cidade de João Pessoa

Resumo

A prática do ciclismo amador tem crescido consideravelmente no Brasil nos últimos anos como revela estudos de diversas áreas do saber. O presente estudo trata-se de uma pesquisa direta de natureza qualitativa descritiva e caracteriza-se como pesquisa social. A questão problema deste estudo é: Donde advém o aumento ou quais interesses no aumento da formação dos grupos de pedais na cidade de João Pessoa? O objetivo será analisar os interesses e motivações no aumento dos grupos de pedais na cidade de João Pessoa. A população serão os ciclistas e a amostragem será composta pelos grupos de pedais da Cidade de João Pessoa, sendo caracterizada como uma amostra aleatória probabilística. Serão utilizados como instrumentos o questionário sócio demográfico e a entrevista semiestruturada. Como tratamento de dados utilizaremos a Análise do conteúdo. Como critério de inclusão será considerado a participação de sujeitos/ciclistas que fazem parte de grupo de pedal na Cidade de João Pessoa e como critério de exclusão, levaremos em consideração, a livre decisão dos mesmos em  não aceitarem participar da pesquisa como também aqueles que não entregarem o Termo de Consentimento Livre e Esclarecido (TCLE) assinado. Espera-se com os resultados que seja possível fomentar a prática do ciclismo na Cidade de João Pessoa como uma opção de lazer mais acessível para a  população bem como uma política favorável para a melhoria e ampliação de ambientes seguros e convidativos na Cidade de João para a prática do ciclismo.

​

Palavras-chave: Educação Física; Ciclismo; Lazer; Cidade.

Maria Eduarda Bezerra Lacerda-Swendsen

Início: Setembro de 2025

Previsão de término: Agosto de 2029

Estado atual de pesquisa: Em andamento

Currículo lattes: http://lattes.cnpq.br/2283998989401282 

Audácia de Jogar Futebol de Mulher: Aulas-Treino pela Pedagogia da Corporeidade

Resumo

Este estudo aborda a audácia em jogar futebol de mulheres e tem o objetivo geral de proporcionar situações de movimento produtoras de configurações audaciosas no jogo de futebol e na vida de meninas de 12 a 16 anos matriculadas no Programa: Futebol Brincante pela Pedagogia da Corporeidade. Trata-se de uma pesquisa de natureza qualitativa, recorte temporal longitudinal, com delineamento que combina o método de pesquisa-ação com a observação não participante (no ambiente escolar). As intervenções serão realizadas no decorrer de 3 meses, em dois encontros semanais com duração aproximada de 90 minutos cada, em síntese: 24 aulas-treino e 36 horas de intervenção. As aulas tomarão como referência a estrutura da Aula Laboratório da Pedagogia da Corporeidade (ALPC), que, além do ensino técnico-tático da modalidade, prioriza a autonomia, a superação da timidez e a desconstrução de estereótipos de gênero. Como instrumentos e técnicas para coleta dos dados serão utilizados o diário de campo, a entrevista semiestruturada e os registros imagéticos (fotografia e filmagem das aulas). As situações de movimento serão analisadas através do método Semiótico Escritural da Pedagogia da Corporeidade, que se concentra na poética do brincar, na lógica abdutiva, formulando hipóteses e suas significações para os participantes envolvidos nos jogos. Espera-se que os resultados evidenciem um aumento no número de meninas jogando futebol nas aulas de Educação Física e nos intervalos escolares, reafirmando seu direito à ocupação desses espaços. Além disso, que a audácia seja uma categoria central para que as jogadoras se tornem mais comunicativas e autônomas, apresentando mais ousadia no jogo de futebol e em suas vidas.

​

Palavras-chave: Educação Física; Pedagogia da Corporeidade; Jogo; Futebol de mulheres.

UFPB_Brasão.png
CCS - Sem background.png
DEF - Sem background 2.png
Logo_do_laboratório_Escola_Brincante-removebg-preview.png
Logo Final.png
WhatsApp Image 2021-07-28 at 14.59_edited.png
Logo Gpelf.png
bottom of page