top of page

PROJETO EXTENSÃO – PROBEX - 2024/2025

IMG-20200602-WA0030_edited.jpg

ESCOLINHA DE FUTEBOL BRINCANTE

RESUMO

 

O projeto de extensão e de pesquisa “Escolinha de Futebol Brincante”, pertencente ao Grupo de Pesquisa em Pedagogia da Corporeidade (GEPEC) e ao Laboratório Escola Brincante, vinculados ao Departamento de Educação Física (DEF) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e ao Programa Associado de Pós-graduação em Educação Física (PAPGEF UPE/UFPB), nasce dos objetivos: - extensionistas, oportunizar 50 vagas para a aprendizagem do futebol para meninos e meninas, com idade entre 12 a 14 anos e possibilitar aos graduandos de Educação Física (licenciatura e Bacharelado), a aprendizagem na realização das ações de extensão, na organização, divulgação, implementação e avaliação do treinamento esportivo pela Pedagogia da Corporeidade; de pesquisas, possibilitar aos mestrandos do PAPGEF a produção de conhecimento científico partindo da intervenção, registro e análise dos efeitos do treinamento implementado na capacidade interpretativa dos alunos, seja em relação ao conhecimento experiencial da modalidade esportiva seja do autoconhecimento, visualizado na conduta de jogo ou nos hábitos de jogar.

​

PALAVRAS-CHAVE: Pedagogia da Corporeidade; Futebol brincante; Esporte; Brincar.

​

Em andamento

​​​

Membros da Equipe:

​

1. PIERRE NORMANDO GOMES-DA-SILVA (Coordenador);

2. JOSÉ EVERALDO DOS SANTOS NETO (Aluno do Programa Associado de Pós-Graduação UPE/UFPB – Monitor);

3. MARIA EDUARDA BEZERRA LACERDA-SWENDSEN (Aluna do Programa Associado de Pós-Graduação UPE/UFPB – Monitora);

4. GLENDSON KEVEN LIMA DO NASCIMENTO (Aluno do curso de Bacharelado em Educação Física da UFPB - Bolsista);

5. ESTER ALVES DE SOUSA (Aluna do curso de Bacharelado em Educação Física da UFPB - Voluntária);

6. IASMIM SALES DOS SANTOS SILVA (Aluna do curso de Bacharelado em Educação Física da UFPB - Voluntária);

7. LUCAS AGUIAR RODRIGUES DOS SANTOS (Aluno do curso de Bacharelado em Educação Física da UFPB - Voluntário);

8. LUCAS VASCONCELOS DA SILVA BANDEIRA (Aluno do curso de Bacharelado em Educação Física da UFPB - Voluntário);

9. SILVANIA TEREZA BATISTA MONTEIRO LIMA (Aluna do curso de Bacharelado em Educação Física da UFPB - Voluntária);

10. ADEILTON DOS SANTOS GONZAGA (Ms. Professor de Educação Física da SEDEC/PMJP - Voluntário);

IMG-20200602-WA0033.jpg

PROJETO EXTENSÃO – PROBEX - 2024/2025

MUSEU DO JOGO: MEDIAÇÃO PARA VISITAÇÃO DA COMUNIDADE INTERNA E EXTERNA À UFPB

Período de realização: 06/2024 a 06/2025

RESUMO

 

O Museu do Jogo da UFPB, fundado em 2019, está ligado ao Departamento de Educação Física e ao Programa de Pós-Graduação em Educação Física UPE/UFPB. É uma ação do Laboratório Escola Brincante, fundamentado na compreensão do jogo como dimensão humana e patrimônio cultural (Marin, 2017; 2018) e no valor ontológico do brincar e elege o jogo (brinquedo) como pivô para aprendizagem (GOMES-DA-SILVA, 2016).  Este Museu tem como missão: possibilitar o conhecimento da cultura do brinquedo de diferentes países; favorecer a ampliação da formação em Educação Física (Graduação e Pós-graduação) para com o patrimônio, como objeto de estudo e campo de observação, pesquisa e prática educativa; ser um espaço de salvaguarda do patrimônio cultural e científico. Compõem o acervo 356 brinquedos, em sua maioria, da cultura popular e autóctone e confeccionados artesanalmente. O museu vem recebendo reconhecimento das mídias, da Secretaria de Cultura do Estado da Paraíba, da comunidade interna e externa à UFPB, consequentemente, aumento de visitantes (no último ano, 532 pessoas). Objetivamos por meio deste projeto realizar mediação de visitação ao museu com aplicação da Oficina de Brinquedos e Brincadeiras (OBBA) para 04 turmas de escolares e 05 turmas de graduandos e pós-graduandos de Educação Física e áreas afins e para visitação espontânea em dias e horários definidos.

​

PALAVRAS-CHAVE: Museu; Jogo; Patrimônio; Educação Física; Formação de Professores

 

Em andamento

​

Membros da Equipe:

​

Coordenadora: Profª. Drª. Elizara Carolina Marin

Coordenador adjunto: Prof. Dr. Pierre Normando Gomes-da-Silva

​​Dra. Samara Queiroz do Nascimento Florêncio - Colaboradora;

Dr. Rodrigo Wanderley de Sousa Cruz - Colaborador;

Mda. Maria Eduarda Bezerra Lacerda-Swendsen - Aluna voluntária;

Mdo. Edson Swendsen Ferreira da Rocha - Aluno voluntário;

Mdo. José Everaldo dos Santos Neto - Aluno voluntário;

Amanda Stefanny de Lima Oliveira - Aluna voluntária;

​

Discentes com Planos de Trabalho:

​

Rodney Lima dos Santos - Aluno bolsista;

Yngrid Monteiro da Costa - Aluna voluntária;

Laura Rodrigues - Aluna voluntária;​

IMG-20200602-WA0025.jpg

PROJETO EXTENSÃO – PROBEX - 2024/2025

INSERÇÃO DO ACERVO DIGITAL DO MUSEU DO JOGO NO INSTITUTO BRASILEIRO DE MUSEUS/IBRAM

Período de realização: 08/2024 a 07/2025

RESUMO

 

O Museu do Jogo da UFPB, fundado em 2019, é uma ação do Laboratório Escola Brincante, pertencente a dois grupos de pesquisa: GEPEC (Pedagogia da Corporeidade) e ao GPELF (Lazer, Jogo Tradicional e Patrimônio), vinculados ao Departamento de Educação Física - CCS/UFPB e ao Programa Associado de Pós-Graduação em Educação Física –PAPGEF UPE/UFPB. Cuja orientação teórico-metodológica de base é a Pedagogia da Corporeidade para o ensino, pesquisa e extensão universitária, fundamentando a compreensão do jogo como dimensão ontológica do humano, como pivô do ensino-aprendizagem e do treinamento esportivo, como recurso terapêutico e como patrimônio cultural. Sua característica é de museu interativo, favorecendo visitação mediada e vivência de oficinas para construção e experimentação de jogos (brinquedos, brincadeiras, esportes). O Museu do Jogo tem como missão: oportunizar um espaço para a experiência do brincar, criar e amar, como conhecimento da memória coletiva, de diferentes regiões do Brasil e do mundo; promover a salvaguarda dos jogos tradicionais e autóctones, no seu modo de fazer comunitário e ancestral, por meio de investigação e difusão do acervo, assim como sua conservação, proteção, valorização, documentação, ampliação, e reconhecimento como patrimônio cultural da humanidade; favorecer a formação em Educação Física (Graduação e Pós-graduação) e áreas afins ao tematizar o jogo pela Pedagogia da Corporeidade como patrimônio cultural, objeto de investigação científica e campo de intervenção (educacional, sociocultural, esportivo, de lazer e terapêutico); educar para uma vida mais brincante, regida pelo encantamento, integração consigo e com o meio e pela memória social como inteligência coletiva. O acervo atual possui 356 itens, em sua maioria, são jogos tradicionais e autóctones, confeccionados artesanalmente. O museu vem recebendo reconhecimento da Secretaria de Cultura do Estado da Paraíba, da comunidade interna da UFPB e da sociedade pessoense, pela divulgação dos meios de comunicação de massa e do aumento no número de visitantes. Os objetivos específicos deste projeto são: transformar cada item do acervo, com sua descrição, em acervo digital; inserir o acervo digital do museu do jogo no software Tainacan, para exposição pelo IBRAM; gerir a atualização do site do museu do jogo; criar, desde a diagramação até o arquivo final, o catálogo do Museu do Jogo pela categorização dos Gêneros de Jogos da Pedagogia da Corporeidade; conversão do catálogo físico do Museu em catálogo online, disponibilizado na web do Museu, possibilitando um tour virtual no museu.

​

PALAVRAS-CHAVE: Museu; Jogo; Patrimônio; Educação Física; IBRAM.

 

Em andamento​

​​Membros da Equipe:

 â€‹

Coordenador: Prof. Dr. Fernando Jose de Paula Cunha

Coordenadora adjunta: Profª. Drª. Elizara Carolina Marin

Coordenador adjunto: Prof. Dr. Pierre Normando Gomes-da-Silva

Mda. Maria Eduarda Bezerra Lacerda-Swendsen - Colaboradora;

Mdo. Edson Swendsen Ferreira da Rocha - Colaborador;

Maria de Oliveira Dias - Colaboradora;​​

UFPB_Brasão.png
CCS - Sem background.png
DEF - Sem background 2.png
Logo_do_laboratório_Escola_Brincante-removebg-preview.png
Logo Final.png
WhatsApp Image 2021-07-28 at 14.59_edited.png
Logo Gpelf.png
bottom of page