No ELO Espaço Terapêutico, no dia 26 de Novembro em João Pessoa, acontecerá um minicurso presencial sobre o texto freudiano Além do Princípio do Prazer e suas repercussões na cultura capitalista, com vagas limitadas.
Minicurso: “Minha compulsão e eu: vivo num eterno retorno do mesmo?”
Data: 26 de Novembro (sábado)
Horários: 9 às 12h e 14h às 17h (6 horas/aula)
Docente: Eva Lins
Link para inscrições: https://docs.google.com/forms/d/1ls64rOoiyQNiBjpd68Ci7HVpfjtIlOegdCmeewlPJDw/edit
Porque repito o que me faz mal? Como consigo controlar minha compulsividade? Nesse minicurso falaremos sobre o vazio e o excesso. A compulsão como o desejo interditado e a autopunição como uma saída obsessiva para as demandas superegóicas de agressividade contra o eu. Nossa perversão de cada dia, o sadismo escondido nas regras e no controle.
.
A proposta é debater o sintoma da compulsão sem cair nas estruturas normativas de patologização do sujeito. Aqui, tomaremos o sintoma não como algo a ser destruído, “resolvido”, mas como uma saída criativa do sujeito para lidar com seu desejo. Articulando essa temática freudiana com um debate atual presente na sociedade capitalista que fornece os elementos necessários para a perpetuação da compulsão como um sintoma não mais restrito ao sujeito obsessivo, mas como um sintoma social.
.
O minicurso é fruto das pesquisas do doutorado em andamento, cuja temática é “Um corpo para minha angústia: A bulimia como um sintoma social”. Traremos um debate mais expandido e estrutural dessa pesquisa de doutorado em andamento, fazendo primeiramente um aporte teórico da obra freudiana que será base para esse curso “Além do Princípio do Prazer'' (1920) e em seguida traremos alguns recortes de artigos e outras bibliografias para expandir o debate com uma perspectiva social e política desse sintoma na atualidade tão ouvido na clínica.
.
QUEM PODE PARTICIPAR?
Interessados de qualquer área do conhecimento. Não está restrito a psicólogos, mas se expande aos demais profissionais que se interessam pelo tema. A psicanálise se aprende pelos poros, pela experiência e não pela teoria que mortifica o sujeito, portanto quem tiver interesse no tema, é só chegar junto que as aulas não serão de difícil acompanhamento.
.
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO:
Manhã: “Freud já disse” - um retorno ao Além do Princípio do Prazer
Tarde: “Obsessiva e perversa” - quem me pune eu ou o Outro?
O minicurso terá duração total de 6 horas/aula com emissão de certificado.
Comments